Entrevista exclusiva com Dirceu Cardoso sobre o impacto da criminalidade nos custos de combustíveis e energia

No Golfe Olímpico, onde se discutem 27 projetos de lei no Congresso para melhorar a legislação penal, tivemos a oportunidade de conversar com Dirceu Cardoso, doutor e grande estrategista na área de combustíveis e energia. A conversa centrou-se no impacto da criminalidade nos preços de combustíveis e energia no Brasil.

Cardoso destacou que a insegurança no transporte de cargas aumenta o valor dos seguros, afetando diretamente o custo final dos combustíveis. "A indústria de óleo e gás, especialmente no Rio de Janeiro, enfrenta desafios devido ao roubo de cargas e até de dutos. Essa criminalidade crescente impacta o preço final dos combustíveis por conta do aumento dos custos na cadeia de produção e distribuição", explicou.

Um ponto alarmante mencionado foi o roubo de combustíveis diretamente dos dutos, uma prática conhecida como "trepanação". "Os criminosos desviam combustível dos dutos de maneira perigosa, sem a técnica necessária, o que representa um risco enorme. Apesar dos esforços das empresas, especialmente da Petrobras, esse tipo de crime tem aumentado", comentou Cardoso.

Sobre os esforços para combater o roubo de cargas, Cardoso mostrou-se otimista, mas cauteloso. "Espero que os dados que indicam uma redução nos roubos de carga sejam verdadeiros. Qualquer diminuição nesse tipo de crime impacta positivamente o preço final dos combustíveis", disse ele.

A adulteração de combustíveis também foi abordada. Cardoso afirmou que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vem combatendo essa prática com educação e fiscalização inteligente. "A fiscalização inteligente é crucial. A ANP tem feito um trabalho significativo nesse sentido, mas para detalhes específicos, seria necessário falar diretamente com os superintendentes da área", sugeriu.

Ao ser questionado sobre a importância de discutir a violência e a criminalidade no contexto atual, Cardoso afirmou: "Como cidadão e morador do Rio de Janeiro, fico feliz em ver iniciativas como esta. Espero que esses projetos de lei tragam a mudança necessária para termos uma cidade mais segura e tranquila. Uma imagem positiva do Rio é fundamental para explorarmos o turismo e outras áreas econômicas".

A entrevista com Dirceu Cardoso ressaltou a complexidade dos desafios enfrentados pela indústria de combustíveis e energia no Brasil, destacando a necessidade de medidas eficazes para combater a criminalidade e, consequentemente, reduzir os custos para os consumidores finais.  

Por Robson Talber

Repórter Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp CLIQUE AQUI PARA ENTRAR, nossas Redes Sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

 

 

 

Por Ultima Hora em 24/06/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Militares sugam cofres públicos: aposentadoria 18 vezes maior que a do trabalhador comum
09 de Março de 2025

Militares sugam cofres públicos: aposentadoria 18 vezes maior que a do trabalhador comum

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril
15 de Abril de 2024

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril

Reclamações sobre fumaça marcam espetáculo de fogos de Copacabana na virada de 2025
01 de Janeiro de 2025

Reclamações sobre fumaça marcam espetáculo de fogos de Copacabana na virada de 2025

João Diniz promove empreendedorismo feminino e crescimento econômico em evento na Confraria da Mulher
29 de Setembro de 2024

João Diniz promove empreendedorismo feminino e crescimento econômico em evento na Confraria da Mulher

Aguarde..